segunda-feira, 14 de maio de 2012

Florais





Essências Florais

Os florais nos auxiliam a conviver de forma mais harmônica e equilibrada com nossas emoções, nos inspiram sentimento de maior confiança em nos mesmos e na vida, nos devolvem, muitas vezes a esperança perdida.
Revitalizam corpo e mente ao proporcionar maior serenidade, pois como sabemos o estresse consome muita energia física e mental. Colaboram para o alcance de um estado harmônico, capaz de promover o bem estar geral.
O equilíbrio energético do corpo é favorecido pela vibração das essências florais, aliviando dores tanto emocionais quanto físicas.
Além desses benefícios os Florais ainda nos estimulam a irmos em busca de nós mesmos, em busca de autoconhecimento, autoconsciência, ampliação de nossos horizonte. A Terapia Floral nos leva a reconhecer nossos conflitos, nossos limites, além de trazer a luz potenciais e qualidades que estavam encobertos pelo sofrimento.
As essências florais, como o próprio nome diz, são feitas a partir de flores. A flor é a parte da planta em que o padrão energético se encontra mais elevado (a beleza das flores vem deste motivo), sendo assim a essência floral incorpora, através de um processo bastante artesanal e natural, as qualidades desta flor, a energia elevada dessas flores. Nosso corpo ao entrar em contato com esse padrão energético mais elevado, vindo das essências florais também eleva sua energia, é esta elevação energética que vai nos ajudar a voltar ao equilíbrio.
Por ser praticamente “energia pura” o floral age de forma muito sutil, mas ao mesmo tempo intensa, sua ação se dá em todos os níveis: físico/energético, emocional, mental e espiritual.
A terapia floral não tem contraindicações, é uma terapia muito eficaz em questões emocionais, mentais e comportamentais. É uma terapia de apoio, uma terapia complementar nos casos de problemas físicos.
Alguns exemplos de situações em que a terapia floral é útil:
1.Situações traumáticas: após acidente, surto, aborto, assalto, antes de cirurgias,...
2. Situações Extremas: depressão profunda, tentativa de suicídio, compulsão por álcool ou drogas, síndrome de pânico.
3. Fases de Mudança: desmame, controle de esfíncter, início de educação escolar, puberdade, adolescência, início de carreira, casamento, gravidez, nova residência, mudança de emprego, divórcio, menopausa, aposentadoria...
4. Situações de Desequilíbrio: ansiedade, insônia, impaciência, medos, tristeza, raiva, ódio, ciúmes, culpa, desconfiança, agressividade, mágoa, ressentimento, preocupação, solidão, rejeição...
5. Tensão pré-menstrual, problemas com a sexualidade;
6. Dificuldade de aprendizagem, dificuldade de concentração, hiperatividade, problemas de memória...
No caso de doenças físicas, as essências florais não substituem o tratamento médico convencional, mas apresentam ótimos resultados como terapia de apoio, pois proporcionam maior equilíbrio emocional e bem-estar.


O uso de florais em crianças:

Quando a criança não consegue expressar seus sentimentos e as suas queixas, ela pode se utilizar inconscientemente, de sintomas físicos ou de comportamentos específicos para tentar exteriorizar isso. Essas expressões suas muitas vezes são incompreendidas e mal vistas pelos adultos o que pode criar na criança sentimentos de solidão, incompreenção, tristeza, entre outras emoções negativas, ampliando a questão inicial. Por vezes essas emoções vivenciadas são bastante intensas e difíceis de elaborar, principalmente para a criança, pois ela esta em fase de desenvolvimento de suas habilidades emocionais e não tem ainda controle suficiente sobre isso.
Para o desenvolvimento sadio de uma criança ela precisa se sentir segura emocionalmente. Os Florais podem ajudar as crianças a terem um desenvolvimento emocional mais tranquilo, aprendendo desde de cedo a lidar melhor com suas emoções e como expressa-las de forma natural e sadia.
As essências florais podem ser ministrados as crianças desde bebês com bastante sucesso. As crianças reagem muito bem ao tratamento floral, porque elas se encontram mais abertas do que os adultos, seus desequilíbrios são muito recentes, ou estão apenas começando a se instalar. Muito diferente do adulto, que já tem toda uma carga proveniente desde sua própria infância.
*Os florais para as crianças podem ser adicionados ao suco, água, chá, comida, ou tomados diretamente na boca, com o uso do conta-gotas. Para bebês até os 6 meses de idade, enquanto são amamentados no peito podem ser beneficiados pelos florais tomados pela mãe, ou tendo os florais colocados nos pulsos, pescoço ou moleira (locais onde é rapidamente absorvido pelo organismo).

Janaina Schaibler - Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário