terça-feira, 24 de abril de 2012

O Som Mágico e Sagrado dos Mantras


O Som Mágico e Sagrado dos Mantras

Cada letra que representa um som tem um poder que lhe é inerente, este poder tem sua origem no mais elevado plano do sistema solar. O mantra pode ser composto de uma sílaba, uma palavra ou um conjunto de palavras e é um instrumento de Luz Poderoso, pois serve para expandir a consciência humana, purificar e harmonizar os corpos e até para alcançar a auto-realização.
Místicos de todos os tempos, usando mantras, acenderam fogo, provocaram chuva e outros fenômenos climáticos; materializaram e desmaterializaram coisas, levitaram e até influenciaram eventos mundiais. O mantra pode ser entoado em voz alta, murmurado ou repetido mentalmente: quando pronunciado em voz alta, age no plano físico; quando murmurado, no plano etérico e repetido mentalmente, atua no plano mental.
A repetição dos mantras beneficia o corpo físico aumentando a imunidade, aliviando a insônia e por outro lado reduzindo a necessidade de sono, sem provocar cansaço, pois energiza o corpo, além disso, ainda aumenta a auto-estima. Favorece a sintonia com o corpo mental superior, elevando a consciência e propiciando um estado meditativo ou contemplativo.
Alguns Mantras Sânscritos:
OM NAMAH SHIVAYA ou OM NAMAH SHIVA
Saudação a Shiva (o Destruidor e Regenerador que, representa o Aspecto Transformador de Deus) corresponderia ao Espírito Santo Cristão.
É um mantra de poder, pois destrói as forças negativas.

OM MANI PADME HUM Om: a Palavra Criadora do Universo Mani: Brilho Padme: Lótus Hum: Amém
É um mantra de reconhecimento e adoração ao brilho magnífico do lótus do Coração (do Deus presente no coração de cada homem).
GAYATRI: um dos mantras mais antigos da humanidade A palavra Gayatri possui diversos significados nas escrituras hindus: é usada para identificar o mantra que é recitado; é uma forma da métrica, na qual o mantra foi estruturado; e designa a Deusa que detém o poder do mantra. A Deusa Gayatri representa a Grande Mãe ou a Mãe Divina.
A tradição hindu diz que Brahma, o Criador, recebeu de Vishnu, que é a própria Luz da Consciência, o Gayatri Mantra. Meditando no Gayatri, Brahma, então criou o Universo.
O Gayatri inicia sempre com a palavra sagrada OM, e então são enumerados os planos em que se deseja sua atuação, os três mundos em que o homem vive: o físico, o astral e o mental. Os Devas de cada plano, então, afluem com entusiasmo ao redor de quem recita o mantra para executar o trabalho que está sendo invocado. Este mantra é uma invocação ao LOGOS SOLAR.
GAYATRI: em forma reduzida, que foi a que se consagrou pelo uso, nela estão presentes as saudações aos três níveis básicos: físico, sutil (astral e mental) e espiritual, sendo que os demais planos (dos sete planos de existência) se encontram incluídos nestes três.

OM BHUR BHUVAH SWAHA TAT SAVITUR VARENYAM BHARGO DEVASYA DHIMAHI DHIYO YO NAH PRACHODAYAT Pronuncia: OM BUR BUVÁ SUARRÁ/ TAT SAVITUR VARENIAM/ BARGÔ DEVÁSSIA DIMARRÍ/ DIÔ IONÁ PRATCHODAIÁ

Tradução: Invocamos a Terra, o Espaço e o Céu* E o esplendor que existe atrás do Sol No qual meditamos para que promova e Sustente nossa inteligência e destreza.
*Terra, espaço e céu representam os três planos: físico, mental e espiritual.
Invocação: Ó Mãe Divina afasta a escuridão de nossos corações e ilumina o nosso Ser Interno. Dá-nos um claro intelecto, onde Tua imagem possa sempre se refletir!

Texto retirado do livro: Eu Sou Eternamente Livre – Ensinamentos dos Mestres Ascensionados, de Luiz Carlos S. Dias Junior, Ed. Divina Presença, Porto Alegre- RS- 2008.